Bitcoin tornou-se marca cool para os institucionais

António Chagas
3 min readJan 11, 2024

--

Mas o que são ETFs e porque é importante para o Bitcoin?

As ETFs (Exchange-traded fund ou “ fundos de índices cotados”) são um tipo de fundo de investimento que é negociado em bolsa de valores, estes são normalmente compostos por um conjunto de ativos, como ações, títulos ou commodities (como ouro, prata, petróleo, etc…) e podem ser comprados e vendidos ao longo do dia, como se fossem ações individuais.

EFTs à vista Vs. ETFs de futuros — Nos EFTs, é ainda importante distinguir entre negociação à vista (comummente denominados de “Spot”) e os contratos de “futuros”:

ETFs de futuros — acompanham o desempenho de contratos futuros do ativo (Bitcoin). São instrumentos financeiros que permitem aos investidores negociar o preço do Bitcoin numa data futura.

ETFs à vista — acompanham o desempenho do preço do ativo (Bitcoin) no mercado à vista, ou seja, o mercado em que o Bitcoin é negociado atualmente.

A grande diferença aqui é que no caso dos contratos de futuros estes são geralmente mais baratos, uma vez que não precisam de armazenar o Bitcoin “fisicamente” e, consequentemente, são mais líquidos, pois podem ser negociados em grandes quantidades.

Tanto que, EFTs de Bitcoin de futuros já existem desde 16 outubro 2021 e o seu possível impacto nunca foi considerado tão relevante como na vertente à vista. Aliás, pouco depois da aprovação dos ETFs de futuros, o preço do ativo até começou a cair e à data de hoje (11/01/2024) ainda não recuperou.

Em suma, os ETFs à vista de Bitcoin oferecem exposição direta aos movimentos do preço e possuem o ativo de fato, enquanto os ETFs de futuros fornecem exposição por meio de contratos de futuros que tentam prever o preço futuro do Bitcoin e não obrigam à sua custódia.

Porque os ETFs de Bitcoin à vista são importantes?

  1. Permitem que os investidores invistam em Bitcoin de forma mais fácil e acessível. Tradicionalmente, os investidores em Bitcoin precisavam comprar e armazenar o ativo por conta própria, o que pode ser difícil e caro. Os ETFs de Bitcoin em spot eliminam esta necessidade, pois permitem que os investidores invistam em Bitcoin por meio de uma conta de corretagem tradicional;
  2. Podem ajudar a aumentar a liquidez do mercado de Bitcoin. Isso ocorre porque os ETFs permitem que os investidores comprem e vendam Bitcoin em grandes quantidades, o que no longo prazo pode ajudar a reduzir as flutuações de preço;
  3. Os ETFs de Bitcoin podem ajudar a aumentar a adoção do Bitcoin por investidores institucionais. Os ETFs são um produto de investimento familiar para muitos investidores institucionais e sua aprovação nos EUA poderia abrir o mercado de Bitcoin para um público mais amplo.

Ontem (10/01/2024), com a aprovação dos ETFs à vista por parte do SEC, marcou-se o inicio de uma nova fase. E já arrancou uma guerra de preço:

Conclusões

Ainda é cedo para dizer o impacto de longo prazo dos ETFs de Bitcoin no mercado à vista. No entanto, estes têm o potencial de tornar o Bitcoin mais acessível, popular e cool para os investidores institucionais — o tão procurado “FOMO Institucional”.

AC

--

--